Turismo em Mondim de Basto - Vila Real User

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Castro de Crastoeiro

Categoria: Arqueologia > Povoado fortificado

Distrito: Vila Real > Mondim de Basto > Campos > Seixos Brancos

Localização e Panorama

O Castro de Crastoeiro encontra-se numa pequena elevação na zona de Seixos Brancos, na localidade de Campos, dentro do concelho de Mondim de Basto. Situado a uma altitude de 453 metros, este local integra-se na vertente sudoeste do Monte Farinha, oferecendo uma vista estratégica sobre o vale da ribeira de Campos, que desagua no rio Tâmega. A paisagem envolvente é marcada por uma vasta área granítica, contribuindo para a singularidade do cenário.

As Origens Remotas

A história do Crastoeiro remonta a um passado muito distante, talvez ao III milénio a.C. Deste período inicial, subsistem notáveis afloramentos graníticos que contam com gravuras abstratas, criadas através das técnicas de picotagem e abrasão. A presença de fragmentos de cerâmica, datados do Calcolítico e da Idade do Bronze, sugere que este local poderia ter sido um ponto de frequência assídua, possivelmente assumindo o papel de um santuário para as comunidades pré-históricas da região.

A Vida na Idade do Ferro

A partir do século IV a.C., o Castro de Crastoeiro transformou-se num povoado permanentemente habitado. Inicialmente, as construções eram mais simples, com cabanas erguidas a partir de materiais perecíveis, cujos vestígios, como argila das paredes e pavimentos de saibro, ainda são visíveis. Foram também descobertas fossas abertas no solo, possivelmente utilizadas para armazenar cereais. Com o tempo, o povoado evoluiu, sendo erguida uma imponente muralha de pedra, e as habitações passaram a ser construídas com soluções pétreas mais duradouras, embora o modelo de construção primitivo se mantivesse em alguns locais. As estruturas habitacionais, de formas circulares, quadrangulares e retangulares, adaptavam-se à topografia do morro, protegidas por um sistema defensivo complexo.

Um Património Duradouro

Este povoado foi abandonado por volta de meados do século I d.C., durante o período da Romanização, com uma possível reocupação, ainda que breve, na Idade Média. Atualmente, o Castro de Crastoeiro é reconhecido como um importante testemunho das formas de ocupação do território e das culturas proto-históricas em Portugal. O seu estado de conservação e a riqueza dos seus vestígios conferem-lhe um elevado valor histórico e científico, sendo classificado como Sítio de Interesse Público, um reconhecimento da sua importância e da necessidade de preservar este legado milenar.

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

Coordenadas DD: 41.4146516,-7.9295969
Coordenadas DMS: 41°24'52.7"N 07°55'46.5"W

Meteorologia Campos

Segunda, 10
Chuva fraca
12° | 16°
Chuva fraca
Terça, 11
Chuva fraca
12° | 18°
Chuva fraca
Quarta, 12
Chuva moderada
11° | 17°
Chuva moderada
Quinta, 13
Chuva intensa
14° | 16°
Chuva intensa
Sexta, 14
Chuva moderada
12° | 14°
Chuva moderada
Sábado, 15
Chuva moderada
11° | 12°
Chuva moderada

Farmácia de Serviço Campos

Ver todas as farmácias do concelho (Mondim de Basto)

Outros pontos de interesse no concelho (Mondim de Basto)

Descubra todos os pontos de interesse no concelho (Mondim de Basto)

  Ver por Concelho no distrito de Vila Real