Entrar

Procurar outro ponto turístico

Procurar

Aqueduto da Amoreira

Categoria: Arquitetura civil > Aqueduto

Distrito: Portalegre > Elvas > São Brás e São Lourenço

O Aqueduto da Amoreira, no distrito de Portalegre, é um monumento histórico ímpar em Portugal. Situado na freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, concelho de Elvas, este aqueduto liga a localidade da Amoreira à cidade de Elvas, ao longo de 8,5 quilómetros.

Com 843 arcos de mais de cinco arcadas cada, e torres que se elevam a 31 metros de altura, este é considerado o maior aqueduto da Península Ibérica. Foi construído no século XVI, para abastecer de água a cidade, que nesta altura já tinha visto o seu poço medieval tornar-se insuficiente para a crescente população.

O arquitecto Francisco de Arruda, mestre das obras do Alentejo e autor do Aqueduto da Água de Prata em Évora, foi o responsável pelo projecto do aqueduto de Elvas. As obras iniciaram-se em 1537, continuando até 1542. Depois de uma interrupção, em 1571 foram retomadas até 1580, quando a subida ao trono de Filipe I levou a uma nova paragem das obras. No início do século XVII foram novamente retomadas, só terminando em 1620.

Durante a Guerra da Restauração, o aqueduto foi alvo de um possível plano de demolição pelas forças militares portuguesas, mas perante a resistência da população de Elvas, a construção histórica foi preservada. No entanto, durante a segunda metade do século XX, sofreu a ruína de alguns arcos na zona mais elevada, tendo sido reparados com as técnicas da época.

Hoje em dia, o Aqueduto da Amoreira é classificado como Monumento Nacional desde 1910, e faz parte do sítio Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e suas Fortificações, classificado pela UNESCO como Património Mundial em 2012. Com uma extensão de cerca de oito quilómetros, comporta um conjunto de diversas galerias, que numa primeira zona são subterrâneas, e ao nível do terreno são formadas por quatro arcadas sobrepostas, apoiadas em pilares quadrangulares e fortalecidas por contrafortes semi-circulares, perfazendo uma altura de trinta e um metros.

Este é um local histórico e magnífico que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida. Se estás de passagem pelo Alentejo, não podes perder a oportunidade de conhecer esta obra monumental. E mesmo que não dê para visitar a sua galeria, vale muito a pena passear junto ao aqueduto e deslumbrar-se com a sua majestade e esplendor.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aqueduto_da_Amoreira

Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt

Coordenadas DD: 38.878008,-7.172244
Coordenada DMS: 38°52'40.8"N 07°10'20.1"W

Meteorologia São Brás e São Lourenço  Meteorologia São Brás e São Lourenço

Segunda, 20
Nuvens quebradas
10° | 23°
Nuvens quebradas
Terça, 21
Nuvens quebradas
9° | 23°
Nuvens quebradas
Quarta, 22
Nuvens carregadas
9° | 23°
Nuvens carregadas
Quinta, 23
Nuvens quebradas
8° | 27°
Nuvens quebradas
Sexta, 24
Nuvens carregadas
13° | 30°
Nuvens carregadas

Farmácia de Serviço São Brás e São Lourenço  Farmácia de Serviço São Brás e São Lourenço

Ver todas as farmácias do concelho (Elvas)
Portalegre

  Ver por Concelho no distrito de Portalegre

Outros pontos de interesse no concelho (Elvas)