Categoria: Arquitetura religiosa > Igreja
Distrito: Viseu > Resende > Barrô > Bernardo
A Igreja de Barrô, também conhecida como Igreja de Santa Maria de Barrô ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção, situa-se na localidade de Barrô, integrada na zona da Curvaceira, no concelho de Resende.
Este edifício ergue-se a meia encosta, oferecendo uma perspetiva sobre a paisagem do vale do Douro, onde se implanta.
Com origens que remontam ao período medieval, a fundação da Igreja de Barrô é geralmente atribuída ao século XII. A sua construção ou dotação inicial esteve ligada à família de Egas Moniz, figura proeminente ligada a D. Afonso Henriques.
Mais tarde, em 1208, o padroado da igreja foi doado à Ordem dos Hospitalários, ordem religioso-militar que viria a mudar o seu nome para Ordem de Malta no século XVI, deixando a sua marca visível no monumento.
Ao longo dos séculos, a igreja sofreu diversas intervenções que alteraram a sua feição original, nomeadamente nos períodos gótico e barroco, e posteriormente com a adição da torre sineira no século XIX. A sua importância histórica e arquitetónica foi reconhecida em 1922, ao ser classificada como Monumento Nacional. Atualmente, integra a Rota do Românico, destacando-se como um exemplar relevante deste período na região.
A Igreja de Barrô apresenta uma estrutura de base românica, mas incorpora já elementos que anunciam o estilo gótico. A sua fachada principal, orientada a poente, carateriza-se pela sobriedade, destacando-se o portal principal, com arco apontado e várias arquivoltas que assentam em colunelos com capitéis decorados com motivos vegetalistas.
Na pedra, junto ao portal, é possível observar marcas da Cruz de Malta, testemunho da ligação da igreja à ordem militar. A fachada é ainda marcada por uma rosácea, que contribui para a iluminação do interior.
No interior, o espaço da nave contrasta com a capela-mor, mais estreita. A cobertura da nave é uma falsa abóbada de berço em madeira de caixotões. Um dos elementos de maior interesse artístico encontra-se nos capitéis do arco triunfal que separa a nave da capela-mor, onde estão esculpidas cenas que representam cenas de caça ou combate, figuras humanas e animais, com interpretações simbólicas que podem aludir à luta entre o bem e o mal.
A capela-mor alberga o retábulo principal, uma obra notável em talha, no estilo barroco joanino, com colunas espiraladas e rica decoração, que contrasta com a sobriedade medieval da estrutura base do templo. O altar-mor, dedicado a Nossa Senhora da Assunção, bem como os retábulos laterais de talha dourada, são elementos importantes da arte barroca presentes na igreja.
Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt
Coordenadas DD: 41.12869091,-7.88781296
Coordenada DMS: 41°07'43.3"N 07°53'16.1"W